Arctic Monkeys - Humbug(2009)
Posted by Thales S. | Posted in Alternative , Arctic Monkeys , Indie | Posted on 20:26
01. My Propeller
02. Crying Lightning
03. Dangerous Animals
04. Secret Door
05. Potion Approaching
06. Fire And The Thud
07. Cornerstone
08. Dance Little Liar
09. Pretty Visitors
10. The Jeweller´s Hands
Em busca de novos ares, o vocalista Alex Turner surgiu com um projeto paralelo que lhe rendeu o apelido de garoto prodígio. O primeiro disco do Last Shadow Puppets se tornou uma pequena obra prima instantânea e veio pra mostrar de uma vez por todas que Alex Turner não é só mais um garoto que havia tido muita sorte com uma banda de rock indie, e sim um jovem gênio musical com uma carreira brilhante pela frente.De volta ao cânone de sua carreira Turner se reune com Matt Helders, Nick o´Malley e Jamie Cook para gravar Humbug sob a produção de um dos nomes mais fortes do rock atual, o líder do Queens of the Stone Age, Josh Holmme.Homme afirmou ter se apaixonado pelas letras e melodias dos jovens ingleses e deu um jeito de trabalhar com eles de alguma forma. Os garotos eram fãs do QOTSA e se empolgaram com a ideía de trabalhar com ele. Josh Homme dividiu o trabalho com o produtor dos dois primeiros discos, James Ford, e por incrível que possa parecer, é nas faixas que ele produziu que estão as grandes dferenças com relação aos trabalhos anteriores. "Secret Door" e "My Propeller" são ótimo exemplos disso.Não é necessário ficar assustado pensando que a banda mudou de tom. Eu logo lhe aviso que não há o que temer. Apesar de diferentes, as músicas são muito bem compostas e produzidas. Tem um tom mais "dark" sim, mas não menos envolvente. É preciso respeitar o amadurecimento dos integrantes e estar de cabeça aberta pra mudanças. Confesso que eu mesmo não fico satisfeito quando uma banda que eu gosto resolve mudar drásticamente o estilo. Mas não é o caso aqui. Trata-se de um processo natural pelo qual os músicos estão passando. Existem ainda muitos ecos dos trabalhos anteriores o que faz com que Humbug seja facilmente identificado como um álbum dos Macacos.
Uma analise detalhada das musicas:
1. My Propeller
My Propeller tem um ritmo lento, mas muito agradável. Muito baixo, pouca guitarra e uma bateria de fundo muito eficiente sempre acompanhando a voz de Alex Turner que surge um tanto diferente. Mais grave, sombria. A música segue tranquila até o final explosivo que lembra os álbuns anteriores.
2. Crying Lightning
O primeiro single de Humbug continua com uma pegada sombria com destaque para o baixo. A melodia viciante faz com que você queira ouvir de novo, de novo e de novo. A guitarra distorcida pode ser uma grande influência da produção de Josh Homme. A melhor música do álbum e uma das melhores do ano.
3. Dangerous Animals
A guitarra volta a ter destaque aqui. Esse som lembra as canções de Favorite Worst Nightmare e tem o refrão mais criativo que já ouvi, cheio de brincadeiras com repetições e spells. Muito bom.
4. Secret Door
Essa é a "Five o Five" de Humbug. A melodia é linda e a voz de Turner é deliciosa de se ouvir. Nunca o Arctic Monkeys abusou tanto dos mixers.
5. Potion Aproaching
Uma das mais agitadas do álbum trazendo de volta toda a energia da banda. A guitarra é sensacional. Uma mistura de The Strokes com The Kinks. Repare na grande influencia de Quens of the Stone Age mais pro final da música.
6. Fire and the Thud
A música mais fraca do álbum. Leta, melosa e não tem absolutamente nada de Arctic Monkeys nela. O refrão chega a ser interessante, mas não é nada demais.
7. Cornerstone
O álbum continua lento aqui, mas Cornerstone tem qualidade. Uma sonoridade 80´s e um Alex Turner muito inspirado.
8. Dance Litle Liar
Talvez a música não agrade ao primeiro toque que tem um Q de psicodelia, mas ouça-a com calma e respeite seu ritmo, pois é uma das melhores canções do disco, cheia de nuances e muito bem produzida com uma bateria genial de Matt Helders. Criatividade de sobra aqui.
9. Pretty Visitors
Outro grande destaque de Humbug. Esta canção vibra do começo ao fim e tem muito peso. Muitas viradas, mudanças no andamento da bateria, muitas distorções, indo da marcha a ritmos mais alucinados. Ouça muitas vezes.
10. The Jewellers Hands
Lullabyes to Paralyze do Queens of the Stone Age. Não precisa dizer mais nada.
Download: http://www.mediafire.com/?oqdcn0ccmom
Nota:9,0
Comments (0)
Postar um comentário